segunda-feira, agosto 07, 2006

Olá a todos,

Esse é o meu primeiro post nesse blog e para quem não me conhece sou o Alexandre e ajudo no projeto das Células de Estudo.

Pretendo freqüentemente voltar aqui e falar sobre questões que possam ajudar a enriquecer a visão de todos sobre o que fazer para termos um mundo mais justo e pensando assim que a frase "O que você fez hoje para tornar o mundo melhor?" vem sempre a calhar. Reflita diariamente sobre essa frase, se cada um puder fazer um pouquinho, o mínimo que seja, com certeza será uma enorme contribuição ao próximo. Juntos podemos mudar nosso mundo, nosso país, nosso estado, nossa cidade, nosso bairro, nossa comunidade, nossa rua, nossa casa, nosso destino.

E crendo que somos donos de nosso próprios destinos e que temos o poder de mudá-lo eu deixo aqui a Declaração do Milênio, um documento aprovado pela ONU em 2000 com o objetivo de nortear as metas dos países ao redor do globo em prol de um mundo com menos desigualdades.


A Declaração do Milênio foi aprovada pelas Nações Unidas em setembro de 2000. O Brasil, em conjunto com 191 países-membros da ONU, assinou o pacto e estabeleceu um compromisso compartilhado com a sustentabilidade do Planeta.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são um conjunto de 8 macro-objetivos, a serem atingidos pelos países até o ano de 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade.

São a agenda do Planeta, a agenda da Humanidade. São a agenda do Brasil. A agenda de cada um de nós.

















  1. Erradicar a extrema pobreza e a fome

  2. Atingir o ensino básico universal

  3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

  4. Reduzir a mortalidade infantil

  5. Melhorar a saúde materna

  6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças

  7. Garantir a sustentabilidade ambiental

  8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento


O grande problema disso tudo é que mais de 1/3 do prazo já se passou, mas creio que nem 1/10 dos objetivos já tenham sido cumpridos.
Para quem quiser saber mais sobre os objetivos do milênio pode entrar no site da ong Nós Podemos, onde há bastante informações sobre o assunto. Passem por lá e deixem seus comentários.

Nenhum comentário: